Politica

23/06/2024 07:30

Com apoio da Alesp, creches e escolas de 189 cidades recebem R$ 150 milhões

Verba será usada para obras e melhorias nas unidades, ampliando vagas e aprimorando o ambiente escolar; anúncio foi feito em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual

Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo participaram, nesta quinta-feira (20), da assinatura de convênios com 189 municípios paulistas para aumentar o número de vagas em creches e escolas e melhorar os ambientes das unidades de ensino. A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do presidente da Alesp, André do Prado, o governador Tarcísio de Freitas, além de prefeitos das cidades contempladas.
Os investimentos somam R$ 150 milhões e serão aplicados na construção, ampliação, reformas e compra de equipamentos para uso das instituições de educação da rede pública. Melhorias significativas e apontadas pelos deputados da Alesp, que fiscalizam e acompanham a realidade dos 645 municípios paulistas.
O aporte prevê 17 novas creches e duas novas escolas municipais, além de 86 ampliações de creches. Estão previstas, ainda, reformas, construção de quadras, compra de mobiliário e equipamentos, entre eles aparelhos de ar-condicionado.
"Os municípios não têm condições financeiras de fazer todas as creches necessárias. É aí que entra a parceria do governo, que hoje está liberando 150 milhões para a construção de creches e escolas. O importante é que o nosso governador, ao lado do secretário, tem essa sensibilidade", destacou o presidente André do Prado.
Entre as cidades contempladas estão: Assis, Atibaia, Boituva, Caçapava, Campo Limpo Paulista, Conchal, Cravinhos, Fartura, Jaguariúna, Mogi Guaçu, Narandiba, Pratânia, Presidente Venceslau, Rio Claro, Rio Grande da Serra, Suzano, Tambaú, Mirante do Paranapanema e São Pedro Turvo.
Em discurso, Tarcísio de Freitas agradeceu a parceria do Parlamento na aprovação de projetos que visam melhorar a vida dos cidadãos paulistas. "A Assembleia tem participado de forma muito ativa, discutindo com muita responsabilidade aquilo que chega de demanda do governo do estado. Tenho falado sobre o orgulho que temos do funcionamento independente e harmônico das instituições no estado de São Paulo", mencionou o governador.
Presenças
Estiveram presentes na cerimônia os deputados Lucas Bove (PL), Barros Munhoz (PSDB), Letícia Aguiar (PP), Ricardo Madalena (PL), Tenente Coimbra (PL), Dr. Eduardo Nóbrega (Podemos), Carlão Pignatari (PSDB) e Valdomiro Lopes (PSB).
O secretário executivo da Educação do Estado, Vinicius Neiva, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, também participaram.